Olá pessoal tudo bem? Hoje a gente vai trazer um tema conceitual que muito ficam com a Grande dúvida, é ou não ? Eis a Questão, Afinal de contas qual é a principal diferença entre Osteopatia e Fisioterapia? Tem diferenças mesmo? Explica ai pra nós vai! Então ….

Vamos explicar se tem diferenças entre Osteopatia e Fisioterapia ou é mais um assuntos desses de corredor de faculdade, fique comigo e embarque nessa leitura para aprender mais um pouquinho, bora lá? Vamos …

O mesmo do mesmo, mas diferente! Aqui está o resumo das diferenças sutis entre osteopatia e fisioterapia.

Quando estiver com dor, você fará e pesquisará qualquer coisa para se sentir melhor novamente. Seja uma dor específica que não desaparece, ou uma sensação persistente de que as coisas não estão certas, a fisioterapia e a osteopatia podem ajudar. Mas o que é certo para você?

Entendendo um pouquinho da diferença entre Osteopatas e fisioterapeutas, ok?

Osteopatas e fisioterapeutas são mecânicos para o seu corpo. Eles são especialistas em músculos e ossos. Eles são altamente treinados. E ambos trabalham para aumentar sua mobilidade e aliviar a dor. Mas existem algumas diferenças importantes entre as práticas que merecem destaque.

Em geral, os fisioterapeutas tendem a se concentrar na reabilitação, enquanto os osteopatas se concentram na manutenção ou na “pré-cirurgia”. No entanto, é uma área um pouco cinzenta, pois ambos são treinados em recuperação e manutenção e podem se adaptar ao que você precisa.

Quando devo consultar um osteopata?

Há uma sensação de que você se sente depois de um período particularmente agitado da vida na cidade – talvez você tenha ficado sentado em sua mesa por muito tempo ou seu passo esteja um pouco fora do normal. É um desejo de liberdade de movimento. O desejo de se livrar de dores e dores remanescentes e recapturar esse tempo ao andar pela rua e procurar coisas nas prateleiras parecia sem esforço.

Um osteopata pode ajudar com isso. A abordagem deles não é necessariamente sobre o tratamento de áreas específicas, é sobre realinhamento . É holístico – eles analisam o cenário geral, examinando sua postura, sua amplitude de movimento e seu estilo de vida para encontrar a causa raiz dos problemas. Além do tratamento, eles fornecerão alguns conselhos sólidos e uma rotina a seguir para impedir que esses problemas se transformem em algo mais sério.

Normalmente, as pessoas veem um osteopata para:

  • Dor na região lombar
  • Artrite
  • Dor no ombro
  • Dor no pescoço sem complicações
  • Dor muscular e articular por dirigir ou trabalhar
  • Recuperação da postura esquelética muscular

O que envolve a osteopatia?

Nas primeiras consultas, os osteopatas realizam consultas detalhadas antes de administrar qualquer tratamento. Ser avaliado por um osteopata é tanto uma exploração de sua rotina diária quanto um exame de sua forma física, para que eles façam perguntas sobre seu estilo de vida e os níveis diários de atividade. Então eles verificarão sua postura e amplitude de movimento.

Para tratar seus pacientes, os osteopatas usam alongamento e manipulação manuais para mover os ossos de volta ao alinhamento. O processo não é doloroso, mas seu médico pode precisar mover seu corpo de maneira a que não esteja acostumado.

Você pode sentir um pouco de dor por alguns dias após o tratamento, à medida que seu formulário se adapta às alterações.

Vale a pena notar que os osteopatas às vezes tratam áreas inesperadas que parecem separadas de dores e dores específicas. Isso ocorre porque eles estão trabalhando no tratamento do problema raiz dos seus problemas, que podem estar em outras partes do corpo.

Quando devo consultar um fisioterapeuta?

Após uma lesão ou doença, a fisioterapia é uma parte essencial do processo de recuperação. Há uma boa razão para isso.

Onde um osteopata trabalha para realinhar toda a sua forma, os fisioterapeutas são mais precisos, concentrando-se em partes específicas do corpo que foram enfraquecidas por lesões ou doenças e aumentando sua força e mobilidade.

Normalmente, as pessoas procuram fisioterapeutas para tratar:

  • Lesões desportivas
  • Lesões músculo-esqueléticas (MSK)
  • Dor crônica nas costas e pescoço

E eles também podem se especializar em:

  • Problemas com movimento relacionados ao cérebro e os nervos
  • Problemas cardiovasculares, como reabilitação após um ataque cardíaco
  • Problemas com o sistema respiratório
  • Cuidados pré e pós-natal
  • dentre outros relacionados

A fisioterapia também pode ser preparatória, concentrando-se no fortalecimento de grupos musculares específicos e no alívio da dor nas articulações antes dos eventos e operações esportivas.

Como os fisioterapeutas tratam seus pacientes?

As sessões de fisioterapia também começam com uma avaliação de sua condição física, verificando a força e a amplitude de movimento das áreas problemáticas.

  • Os fisioterapeutas também usam tratamento manual, normalmente consistindo em alongamento e manipulação das articulações.
  • Outro componente essencial do tratamento fisioterapêutico é o exercício.

Alguns fisioterapeutas têm suas próprias habilidades especializadas e podem oferecer tratamentos mais específicos, dependendo do treinamento.

  • Terapia de ponto de gatilho
  • Agulhamento seco
  • Gravação em cinesiologia
  • E mais.

Seu fisioterapeuta deixará você com uma compreensão das causas do desconforto e um plano de recuperação – isso normalmente inclui uma rotina de alongamentos e exercícios diários, recomendações sobre tratamentos adicionais e uma linha do tempo para melhorias.

Consideração Finais sobre as principais diferenças entre um osteopata e um fisioterapeuta.

Embora sejam semelhantes em muitos aspectos, existem algumas diferenças claras entre osteopatia e fisioterapia.

Vamos tentar resumir o mais perfeitamente possível:

  1. A osteopatia adota uma abordagem holística , tratando o corpo como um todo e procurando a raiz do problema. A fisioterapia é mais direcionada , concentrando-se em áreas problemáticas.
  2. A osteopatia é preventiva – visa evitar possíveis problemas, fazendo pequenas alterações no seu estilo de vida.
  3. Fisioterapia tem tudo a ver com recuperação e reabilitação para áreas já enfraquecidas por lesões ou doenças.
  4. O tratamento da osteopatia é principalmente a manipulação do corpo para trazê-lo de volta ao alinhamento.
  5. A fisioterapia é mais ativa e focada no exercício , para aumentar a força e a amplitude de movimento.

Esperamos ter te ajudado de certa maneira, as duas áreas se aproximam um pouto em teoria e pratica, mas são separadas por procedimentos e níveis de tratamento. Queremos agradecer o seu carinho pela leitura de nossa matéria e se gostou compartilhe com amigos para que possamos sempre estar aqui trazendo mais informação pra você! Nosso muito Obrigado, Bye Bye!