A Fisioterapia Traumato Ortopédica é uma área médica que cuida em especial de problemas ortopédicos que afetam áreas distintas do corpo, como ossos, músculos, ligamentos, articulações etc.
Além disso, é papel da Fisioterapia Traumato Ortopédica promover a prevenção de distúrbios do sistema esquelético, independente de eles são crônicos ou agudos.
Para que todos esses processos deem resultados, é indispensável o uso de técnicas específicas, com recursos terapêuticos que faça uso de eletroterapia, crioterapia, recursos cinesioterápicos e terapia manual.
Conheça mais sobre a Fisioterapia Traumato Ortopédica
Criada para tratar disfunções ósseas e nos tendões, a Fisioterapia Traumato Ortopédica é uma técnica que cuida a previne de doenças que surgem após lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas.
Outra função da Fisioterapia Traumato Ortopédica é reabilitar o paciente depois de algum trauma causado por:
- Pós-fraturas;
- Entorses;
- Luxações;
- Traumas ou contusões musculares;
- Amputações;
- Distúrbios mecânicos da coluna vertebral;
- Pós-cirurgias etc.
Outros fatores que também podem fazer uso da Fisioterapia Traumato Ortopédica está lijado a eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.
Quais recursos são usados na Fisioterapia Traumato Ortopédica?
Para que o tratamento da Fisioterapia Traumato Ortopédica gere resultados, é importante que diversas técnicas sejam implantadas durante a especialidade médica e sua implantação ao paciente.
Dentre eles, destaque para:
Recursos eletrotermofototerápicos
A eletrotermofototerapia é um tratamento terapêutico que faz uso de correntes elétricas, princípios térmicos (calor e frio) e irradiação luminosa com intuito de promover tratamento médico nas áreas de reumática, traumato-ortopédicas, neurológicas etc.
Para que essa técnica de tratamento surja efeito, é importante a implantação de aparelhos, como:
- Ultrassom;
- Corrente russa;
- FES;
- TENS;
- Ondas curtas;
- Infra vermelho;
Cada uma dessas técnicas são aplicadas baseadas na necessidade de cada paciente, tendo como objetivo promover o bem estar e a saúde plena, reduzindo a dor, além de promover relaxamento muscular, aumento da circulação, diminuição do processo inflamatório, cicatrização entre outros fatores positivos
Terapia manual
A terapia manual é outra técnica aplicada dentro da Fisioterapia Traumato Ortopédica, é bastante usada em tratamentos contra problemas nos músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Todo o procedimento que visa o bem estar é recomendado na recuperação dos pacientes, e quando o toque humano é adicionado, o tratamento se torna mais humanizado, tendo uma abordagem mais pessoal com quem sofre algum trauma.
Na terapia manual, o paciente terá acesso a técnicas sofisticadas que incluem mobilizações articulares, manipulações articulares e mobilizações dos tecidos moles realizados pelas mãos de um fisioterapeuta com esse conhecimento.
Assim, no final, o paciente conseguirá ter uma diminuição da dor, além de melhorar a amplitude de movimento e funções do corpo a sua rotina normal.
Cinesioterapia
A cinesioterapia é um conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos, usado também para prevenir alterações motoras e cuidar de traumas ocorridos no corpo do paciente.
Dentre os exercícios aplicados, a cinesioterapia pode ser indicada para:
- Promover o equilíbrio;
- Melhorar o sistema cardiopulmonar;
- Aumentar a coordenação motora, a flexibilidade e a mobilidade;
- Aumentar a força dos músculos;
- Melhorar a postura;
- Treino de marcha/caminhada.
Objetivos do curso de Fisioterapia Traumato-ortopédica
E como funciona a especialização no curso de Fisioterapia Traumato Ortopédica? Veja abaixo os objetivos que esse tipo de profissional deve seguir:
- Apresentar o impacto dos eventos traumáticos na capacidade funcional e discutir as ferramentas necessárias ao fisioterapeuta para reabilitar e integrar o indivíduo à sociedade;
- Revisão de anatomia e fisiologia musculoesquelética, assim como da biomecânica do aparelho locomotor;
- Revisão de cinesiologia aplicada ao trauma ortopédico e aplicada às disfunções ortopédicas;
- Aprimorar as características do tratamento fisioterapêuticos aplicado à criança, ao idoso e ao portador de deficiência física ou cognitiva praticantes de atividade física;
- Desenvolvimento da mobilidade e capacidade funcional dos indivíduos dentro do processo de reabilitação.
Atualizado dia 05/05/2020 as 14:45 horas
Benefrida A. Soares
Fisioterapeuta
Crefito 23301.