O Brasil, diferente do que vinha apresentando nos últimos anos, teve um aumento bastante considerável no número de idosos, e por isso novas técnicas de tratamento de saúde precisaram ser implantadas, como a Fisioterapia em Gerontologia.
Praticada por profissionais de especializados em geriatria, a fisioterapia em gerontologia é responsável pelo tratamento exclusivo aos idosos, onde desde 2017, esse tipo de tratamento é regulamentado pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).
Com isso, o objetivo da Fisioterapia em Gerontologia é proporcionar uma qualidade de vida mais saudável para a população idosa, com a finalidade de proporcionar vida longa e mais autonomia as atividades do dia a dia.
Mas, quais são os outros benefícios da Fisioterapia em Gerontologia? E que tipo de tratamentos ela está inserida?
Benefícios da Fisioterapia em Gerontologia
O principal benefício da Fisioterapia em Gerontologia é promover o bem estar dos idosos, fazendo com que as atividades do dia a dia possam ser mantidas apesar do avanço da idade.
Com o envelhecimento, é normal o desgaste e envelhecimento das articulações motoras, e para quem sempre foi ativo, fica complicado ter que abandonar as suas atividades por conta da idade.
Mas, com a aplicação da Fisioterapia em Gerontologia é possível reabilitar o idoso de forma funcional, dentro de suas potencialidades e necessidades, sempre levando em consideração cada tipo de paciente.
Ou seja, esse tipo de técnica de saúde médica está ligado a restabelecer as funções físicas, psicossociais, cognitivas e emocionais do idoso, sempre com uma abordagem humanizada, levando em consideração particularidades do processo de envelhecimento do idoso.
Fisioterapia em Gerontologia agregado a outros fatores
E quais fatores a Fisioterapia em Gerontologia podem ser agregados? O principal deles seria as atividades físicas.
É importante envolver os idosos em atividades que ajudem os mesmos a se sentirem melhor, onde também ela possa conhecer o próprio corpo e quais os limites durante o tratamento.
Toda essa prática de exercício físico deve ser feita por meio de orientação de um profissional qualificado, pois como sabemos o idoso tem as suas limitações, e exercício que uma pessoa adulta pratica jamais deve ser indicada para um paciente com limitações físicas.
E, quando esse exercício físico é implantando de forma correta, consegue minimizar os riscos de desenvolvimento de doenças, sendo também uma ajuda terapêutica em outros problemas que possam surgir com o passar dos anos.
Classificação da Fisioterapia em Gerontologia
Por ser um instrumento completo, a Fisioterapia em Gerontologia pode ser dividida da seguinte maneira:
Fisioterapia em Gerontologia – Respiratória
Uma das doenças mais comuns em idosos é a pneumonia, e isso acontece devido ao sistema imunológico ser mais frágil, e por isso qualquer gripe, se não cuidado de forma correta, pode acarretar problemas mais graves.
Neste caso, a função da Fisioterapia em Gerontologia é verificar a existência de um comprometimento pulmonar, seja ele agudo ou crônico, com o uso de:
- Técnicas de reexpansão torácica;
- Reeducação respiratória;
- Fortalecimento da musculatura expiratória;
- Controle da manutenção da função pulmonar.
Identificando esses problemas, o profissional vai indicar exercícios específicos, como alongamento e fortalecimento muscular que melhore as funções cardíaca e pulmonar, visando a saúde do idoso.
Fisioterapia em Gerontologia – Neurológica
No caso de tratamentos para disfunções neurológicas, o objetivo da Fisioterapia em Gerontologia é fazer com que o paciente possa ter maior independência motora apesar dos problemas neurais apresentados.
Neste caso entra os idosos que foram acometidos por AVC (Acidente Vascular Encefálico), Doença de Parkinson e Mal de Alzheimer, onde é preciso trabalhar o fortalecimento muscular e as mobilizações articulares, para manutenção da saúde das articulações.
Fisioterapia em Gerontologia – Ortopédica
Com o passar dos anos é normal ocorrer um desgaste das articulações, provocando artroses, artrites e osteoporoses.
Neste caso, a função da Fisioterapia em Gerontologia é promover um tratamento logo na fase inicial da doença, proporcionando um controle da dor e a inflamação com o uso de exercícios físicos.
Além disso, em pacientes que apresentam osteoporose, é implantada técnicas de controle de equilíbrio, pois qualquer queda pode causar fraturas graves, prejudicando a saúde do idoso.
Fisioterapia em Gerontologia – Hidroterapia
Também como parte do Fisioterapia em Gerontologia, a hidroterapia é indicada na reabilitação e prevenção de doenças em idosos.
Isso porque, dentro da água, o paciente consegue ter o peso reduzido devido a gravidade, permitindo a realização de exercícios aeróbicos com mais facilidade.
No final, o idoso conseguirá sentir uma redução da dor, aumentando sua autoestima e confiança.
Fisioterapia em Gerontologia – Preventiva
A última indicação para o uso do tratamento com Fisioterapia em Gerontologia está ligada a área de prevenção.
Com o aumento da expectativa de vida dos idosos, existe um interesse maior no controle de doenças infectocontagiosas e crônico-degenerativas.
Por isso, antes do surgimento de qualquer doença citadas acima, se o paciente foi inserido previamente a prática de exercício físicos etc., poderá evitar a chegada de doenças como diabetes, AVC, hipertensão etc.
Conclusão sobre Fisioterapia em Gerontologia
Assim, chegamos à conclusão de que a Fisioterapia em Gerontologia ainda é um setor que pouco é falado, mas está inserido na sociedade idosa brasileira sem que ela perceba.
Estima-se que até 2042 o Brasil tenha cerca de 57 milhões de idosos, segundo o IBGE, e como a expectativa de vida é cada dia maior, novas técnicas médicas de preservação da saúde precisam ser implantadas.
Ou seja, não se pode apenas buscar ajuda quando o problema aparecer, e sim atuar de forma preventiva, com a finalidade de controlar as doenças patologias crônicas que afetam a saúde física, tendo como objetivo promover uma reinserção social mesmo aos idosos.
Portanto, a Fisioterapia em Gerontologia é primordial para a manutenção da função do idoso e para melhorar sua qualidade de vida como um todo, onde nesta fase da vida é importante atenção e cuidados a mais.
Atualizado dia 04/05/2020 as 19:00 horas
Benefrida A. Soares
Fisioterapeuta
Crefito 23301.